O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios comportamentais mais comuns no mundo, mas ainda persistem mitos sobre a condição. Por exemplo, muitas pessoas pensam no TDAH como algo que afeta apenas meninos inquietos até que cresçam. No entanto, o TDAH é uma condição que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo.
Algumas crianças com TDAH superam seus sintomas quando se tornam adultas. No entanto, muitas dessas crianças continuam a viver com TDAH na idade adulta, embora seus sintomas possam se apresentar de forma diferente à medida que envelhecem. Algumas pessoas com TDAH adulto nunca foram diagnosticadas quando crianças, talvez por causa dos mitos que cercam esse transtorno.
É realmente possível que você ou alguém que você conheça esteja vivendo com TDAH adulto e não saiba disso? Com certeza, e obter um diagnóstico pode ser o primeiro passo para obter a ajuda e a clareza que você merece. Se os sintomas a seguir parecerem familiares, talvez seja hora de marcar uma consulta com um profissional de saúde comportamental, faça um teste de hiperatividade.
Seu parente biológico tem TDAH
Não há uma causa única de TDAH. No entanto, o distúrbio parece ter uma forte ligação genética, o que significa que ocorre em famílias. Se um ou mais de seus parentes biológicos vive com TDAH, você também corre um risco maior de tê-lo. Quanto mais próximo o parente, maior a chance. Portanto, se seu filho age muito como você e é diagnosticado com TDAH, você também pode querer ser avaliado.
Você muda de emprego ou interesses com frequência
Adultos com TDAH lutam quando ficam entediados com a mesma rotina dia após dia. Para funcionar melhor, eles dependem de uma descarga de adrenalina. Para muitas pessoas, essa pressa vem na forma de um novo emprego ou hobby. Eles podem realmente gostar de jardinagem por um mês e depois mudar para o tricô no próximo. Se você tem TDAH adulto, pode se sentir ansioso por novas aventuras quando começar a se acostumar com sua vida diária.
Você às vezes hiperfoco
É verdade que o TDAH pode dificultar o foco em uma tarefa por muito tempo. No entanto, o oposto também é verdadeiro. Quando uma pessoa com TDAH está realmente envolvida com uma atividade, ela pode se concentrar nela. Nesse modo de hiperfoco, alguém com TDAH pode não perceber mais nada ao seu redor e ficar irritado se for interrompido.
Você prospera sob pressão
Como as pessoas com TDAH fazem seu melhor trabalho quando a adrenalina flui, elas geralmente são ótimas sob pressão. Por exemplo, estudantes universitários com TDAH podem realmente escrever seus melhores trabalhos quando estão com um prazo apertado. Outros adultos com TDAH podem gostar de empregos nos quais estão constantemente sob pressão, como em setores como saúde, finanças e alta tecnologia.
Embora não haja cura para o TDAH, tratamentos eficazes podem ajudá-lo a se sentir mais saudável e feliz. O primeiro passo nessa jornada é ser avaliado por um profissional de saúde comportamental qualificado.
Leave a Reply