O marketing de conteúdo deve ter um lugar nas agências de marketing internas.
Mas o que exatamente isso deveria ser?
Pesquisas recém-lançadas indicam o que está acontecendo, e o consultor-chefe de estratégia da CMI, Robert Rose, compartilha o que você deve fazer a respeito.
Nesta semana, a Cella by Randstad divulgou seu 13º Relatório Anual da Indústria Criativa e de Marketing Interno (registro necessário). Os resultados ilustram o quanto as agências internas fornecem todos os tipos de serviços que vão além da execução de ativos de conteúdo digital.
As áreas de maior crescimento englobam vídeo (filmagem, edição e produção), motion graphics, design digital, estratégia criativa, desenvolvimento de marca, animação e desenvolvimento de campanhas.
Isso é MUITA expansão de serviços. Assim como a Resistência de isolamento da instalação elétrica;
Outra descoberta interessante na pesquisa é o crescimento na abundância de talentos altamente qualificados em quase todas as categorias de profissionais criativos. A mudança mais perceptível ocorreu para os designers gráficos – 22% dos entrevistados em 2023 afirmam que existe uma abundância de talentos, em comparação com 11% em 2022.
Os profissionais de marketing internos relatam um crescimento no número de talentos disponíveis em quase todas as categorias de Dadas essas descobertas, os profissionais criativos precisarão desempenhar mais de um papel e se diferenciar de outras formas além da criação de ativos digitais.
Robert Rose, consultor-chefe de estratégia da CMI, compartilhou seus pensamentos no vídeo de notícias da CMI desta semana. Assista abaixo ou continue lendo para ver os destaques:
Onde o marketing de conteúdo opera
A pesquisa da Cella descobre que a maioria das equipes criativas está estruturada sob o departamento de marketing, mas estão focadas em programas no final do funil – 75% dizem que se concentram em aquisições, geração de leads ou vendas/receita. Isso está alinhado com o que a CMI descobre em suas próprias pesquisas.
No entanto, embora a pesquisa traga resultados e insights interessantes, falta algo importante. “Ele agrupa o conteúdo como uma subcategoria de retenção sob os objetivos principais”, observa Robert. “O que acontece? Sem dúvida, o marketing de conteúdo é realizado nessas outras categorias de funil.”
Agora, a gestão de ativos digitais (DAM) e os calendários de conteúdo recebem menção na seção do estudo sobre integração e colaboração. Quarenta e um por cento dos entrevistados dizem que não possuem um sistema DAM, mas planejam ter. E 37% citam os calendários de conteúdo como uma necessidade planejada para implementação futura.
Leave a Reply